quarta-feira, 29 de abril de 2009

Bibliotecas Virtuais, uma Segmentação do Conhecimento no Ciberespaço.

Maria Helena Vieira da Silva, "Biblioteca", 1949

Uma das principais expectativas dos usuários da web é encontrar conteúdos segmentados, como se estivessem acessando-os fisicamente.

Isto permite a celeridade de relacionamento entre o conteúdo e o internauta, especialmente quando são repositórios de instituições reconhecidas e referenciais.

Desde a antiguidade clássica, o homem já vem aglutinando os conhecimentos adquiridos em bibliotecas, como a de Alexandria no Egito, datada do terceiro século A.C.

Hodiernamente, as bibliotecas passaram a ser disponibilizadas através da internet, virtualizando grande parte de seus valores.

Para o IBICT-Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, a definição desta modalidade de biblioteca esta assim descrita:

As Bibliotecas Virtuais são coleções organizadas de documentos eletrônicos, onde cada fonte de informação possui dois atributos relacionados: os relativos ao seu conteúdo e os que identificam de forma descritiva o documento.”

Outras grandes iniciativas também já se encontram bastante elaboradas, tanto em caso de acervos internos quanto na catalogação das próprias bibliotecas.

Um excelente exemplo de acervo bem apresentado é o Projeto Rede da Memória Virtual Brasileira, da Fundação Biblioteca Nacional, que trafega por todo o período histórico brasileiro e oferece conteúdo qualificado.
Vale ressaltar a profundidade da recém lançada Biblioteca Digital Mundial da Unesco.

Como representação de conjunto de bibliotecas, a iniciativa do CGI – Comitê Gestor da Internet no Brasil, traz uma coleção de links que apresentam um surpreendente variedade de instituições e conteúdos, segmentados assim:






Com esta lista pode-se encontrar uma miríade de conteúdos exclusivos, e que antes só poderiam ser acessados fisicamente.

Este território de conhecimento agora não precisa mais daqueles velhos avisos de “SILÊNCIO” nas paredes, cada qual pode, no conforto de sua individualidade procurar as leituras que melhor lhe sirva.

Boa Pesquisa.

Fábio André Chedid Silvestre
NMConhecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário