segunda-feira, 13 de abril de 2009

100 anos da Imigração Holandesa - IV Festa dos Imigrantes de Carambeí/PR

Há exatamente dois anos antes do centenário da imigração holandesa nos Campos Gerais, a cidade de Carambeí experimentou um pouco do que será o evento em 2011. Até lá, um extenso calendário de atividades culturais está sendo preparado para festejar a data.




Abrindo a festa, foi inaugurada a exposição e exibido o filme do projeto de parque histórico, acompanhado por um jantar típico. Autoridades da região, senadores, deputados estaduais, deputados federais e patrocinadores prestigiaram o evento e destacaram a importância da preservação da memória dos pioneiros holandeses para o patrimônio histórico brasileiro.

Até 04 de abril de 2011 acontecerão diversos eventos por ocasião das comemorações dos 100 anos da imigração holandesa e a IV Festa dos Imigrantes consolida Carambeí como um dos principais destinos turísticos dos Campos Gerais.

Promovida pela Prefeitura Municipal, com apoio institucional da Associação do Parque Histórico de Carambeí e da Associação para as Comemorações do Centenário da Imigração Holandesa e patrocínio institucional da Batavo Cooperativa Agroindustrial; neste ano, a IV Festa dos Imigrantes ainda teve o patrocínio da New Holand/Trator New.

Veja fotos da IV Festa dos Imigrantes de Carambeí

Mais fotos do evento

O Parque Histórico de Carambeí

Em uma área de 100 mil metros quadrados, anexo ao espaço da Casa da Memória, o Parque Histórico de Carambeí terá uma infra-estrutura cultural multiuso e servirá como equipamento educativo para todos da região e como destino turístico cultural, para visitantes do mundo todo. A sua constituição formal tem o objetivo de induzir um Arranjo Produtivo Local voltado para cultura, turismo e meio ambiente.


A Casa da Memória de Carambeí é o contraponto que mantém o acervo representativo das simbologias e dos objetos históricos. Está em processo de catalogação de suas peças para serem inscritas junto ao sistema museológico do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional.



O Museu do Trator é um setor da Casa da Memória que tem por objetivo preservar o acervo de tratores, equipamentos de tecnologia agroindustrial e das técnicas empregadas com seu uso. Principal conjunto de peças do acervo do Parque, o Museu do Trator hoje, está composto de 20 tratores bem preservados. Grande parte em pleno funcionamento. Além disso, apresenta um conjunto de implementos agrícolas e ferramentais de apoio, que será organizado para ocupar um espaço próprio por sua especialidade e variedade.

Tarás Antônio Dilay
NMConhecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário