Num recorte seco na Wikipedia, apenas com edição de sequencia podemos ter esta impressão do momento colonial do Brasil, apenas para relembrar:
1)BRASIL COLONIA
Denomina-se Brasil Colônia período da história entre a chegada dos primeiros portugueses em 1500, e a independência, em 1822, quando o Brasil estava sob domínio socioeconômico e político de Portugal.
Eventualmente França e Holanda conquistaram o domínio de regiões estratégicas como, por exemplo, a ilha de São Luís do Maranhão (França Equinocial), a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro (França Antártica) a cidade de Recife e parte dos atuais estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas (Holanda).
A despeito destas ocupações, manteve-se, no período colonial, a unidade lingüística e cultural do Brasil.
O período colonial pode ser subdividido nas seguintes categorias:
Período pré-povoamento (do descobrimento até 1530)
Ciclo da cana de açúcar
Ciclo do ouro.
A economia do período é caracterizada pelo tripé monocultura, latifúndio e mão de obra escrava.
Índice
1 História da colonização do Brasil
1.1 O período pré-colonial: a fase do pau-brasil (1500 a 1531)
1.2 A fase do açúcar e as capitanias hereditárias - séculos XVI e XVII
1.2.1 Administração colonial
1.2.2 A economia açucareira
1.2.3 A sociedade colonial
1.2.4 Alimentação no Brasil colônia
1.2.5 Invasões francesas do Brasil
1.2.6 Invasões holandesas do Brasil
1.2.7 Expansão territorial: bandeiras e bandeirantes
1.3 O século do ouro: século XVIII
1.4 Identidade e nacionalidade
1.4.1 Revoltas coloniais e conflitos
2 Arte Colonial
3 Ver também
4 Referências
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História da colonização do Brasil
De 1500 a 1530, quando o território ainda era chamado Terra de Santa Cruz, a colonização limitou-se a expedições rápidas para coleta e transporte de pau-brasil. É a partir de 1530, pela expedição de Martim Afonso de Sousa, que a nova colônia passará a ser povoada. Em 1532 é fundada a vila de São Vicente .
Prevendo a possível invasão do território por potências rivais, a Coroa Portuguesa lança mão de um instituto já utilizado na ilha da Madeira: a capitania.
As capitanias foram, erroneamente, comparadas por alguns historiadores aos feudos medievais. Nada mais equivocado. As relações políticas e econômicas entre donatários de capitanias e a coroa portuguesa em nada se equivaliam às relações de suserania e vassalagem feudais.
A instalação das primeiras capitanias no litoral nordeste brasileiro traz consigo uma conseqüência trágica: os conflitos com os índios do litoral que - se até então foram aliados de trabalho, neste momento passam a ser um entrave, uma vez que disputavam com os recém chegados o acesso às melhores terras. Destes conflitos entre portugueses e índios o saldo é a mortandade indígena causada por conflitos armados ou por epidemias diversas.
O período pré-colonial: a fase do pau-brasil (1500 a 1531)
A expressão "descobrimento" do Brasil está carregada de eurocentrismo por desconsiderar a existência dos índios na terra antes da chegada dos portugueses. Portanto, será mais correcto o termo "chegada" dos portugueses ao Brasil. Outros autores preferem dizer "achamento" do Brasil. A data em que ocorreu, 22 de abril de 1500, inaugura a fase pré-colonial. Neste período não houve colonização, pois os portugueses não se fixaram na terra.
Após os primeiros contatos com os indígenas, muito bem relatados na carta de Caminha, os portugueses começaram a explorar o pau-brasil da mata Atlântica. O pau-brasil tinha grande valor no mercado europeu, pois sua seiva avermelhada era muito utilizada para tingir tecidos e fabricação de móveis e embarcações.
Inicialmente os próprios portugueses cortavam as árvores, mas devido ao fato destas não estarem concentradas em uma região, mas espalhadas pela mata, aqueles passaram a utilizar mão-de-obra indígena para o corte. Os índios não eram escravizados, eram pagos em forma de escambo, ou seja, simples troca. Apitos, chocalhos, espelhos e outros objetos utilitários foram oferecidos aos nativos em troca de seu trabalho (cortar o pau-brasil e carregá-lo até às caravelas). Os portugueses continuaram a exploração da madeira, erguendo toscas feitorias no litoral, apenas armazéns e postos de trocas com os indígenas.
Apesar do pau-brasil ter o seu valor, o comércio de especiarias com as Índias ainda era muito mais lucrativo. Neste período Portugal sofria de escassez de mão-de-obra e recursos, de forma que investir na extração de pau-brasil significava deixar de ganhar dinheiro nas Índias. Assim a Coroa reservou aos principais nobres os privilégios de explorarem as Índias, e à nobreza do "segundo escalão" as concessões para a exploração de pau-brasil sob sistema de estanco (o pau-brasil, considerado monopólio da Coroa portuguesa, era concedido para exploração a particulares mediante o pagamento de impostos).
Durante 30 anos, a costa foi também explorada por holandeses, ingleses e principalmente franceses. Embora estas nações não figurassem no Tratado de Tordesilhas (acordo entre Portugal e Espanha que dividiu em 1494 terras recém descobertas) enviavam ao Brasil navios empenhados em explorar o Atlântico e recolher a preciosa madeira, pois consideravam que tinha direito à posse das terras o país que as ocupasse.
A costa brasileira era terra aberta para os navios do corso (os «corsários»), pois inexistiam povoações ou "guarda costeira" que a defendesse. Para tentar evitar estes ataques, Portugal organizou e enviou ao Brasil as chamadas expedições guarda-costas, com poucos resultados.
De qualquer forma, os franceses se incomodaram com as expedições de Cristóvão Jacques, achando-se prejudicados; e sem que suas reclamações fossem atendidas, Francisco I (1515-1547) deu a Jean Ango uma carta de marca que o autorizava a atacar navios portugueses para se indenizar dos prejuízos sofridos. Isso fez com que D. João III enviasse a Paris Antônio de Ataíde, para obter a revogação da carta, o que foi feito, segundo muitos autores, à custa de presentes e subornos.
Logo recomeçaram as expedições francesas. O rei francês, em guerra contra Carlos V, não podia moderar os súditos, pois sua burguesia tinha interesses no comércio clandestino e porque o governo dele se beneficiava indiretamente, já que os bens apreendidos pelos corsários eram vendidos por conta da Coroa. As boas relações continuariam entre França e Portugal, e da missão de Rui Fernandes em 1535 resultou a criação de um tribunal de presas franco-português na cidade de Baiona, embora de curta duração, suspenso pelas divergências nele verificadas.
Henrique II, o filho de Francisco I, iria proibir em 1543 expedições a domínios de Portugal. Até que se deixassem outra vez tentar e tenham pensado numa França Antártica em 1555 ou numa França Equinocial.
A falta de segurança da terra é a origem direta da expedição de Martim Afonso de Sousa e a posterior cessão dos direitos régios a doze donatários. Em 1530, D. João III mandou organizar a primeira expedição com objetivos de colonização. Esta tinha como objetivos: povoar o território brasileiro, expulsar os invasores e iniciar o cultivo de cana-de-açúcar no Brasil.
A fase do açúcar e as capitanias hereditárias - séculos XVI e XVII
O açúcar era um produto de grande aceitação na Europa onde alcançava grande valor.
Após as experiências positivas de cultivo na Região Nordeste do Brasil, já que a cana se adaptou bem ao clima e ao solo, teve início o plantio em larga escala. Seria uma forma de Portugal lucrar com o comércio do açúcar, além de começar o povoamento do Brasil.
Para melhor organizar a colônia, o rei resolveu dividir o Brasil em capitanias hereditárias. O território foi dividido em 15(quinze) faixas de terras doadas aos donatários. Estes podiam explorar os recursos da terra, mas ficavam encarregados de povoar, proteger e estabelecer o cultivo da cana-de-açúcar.
Ver artigo principal: Capitanias do Brasil
Em geral, o sistema fracassou, em função da grande distância da Metrópole, da falta de recursos e dos ataques de indígenas e piratas. As capitanias de São Vicente e Pernambuco, que focaram no cultivo da cana-de-açúcar, foram as únicas que apresentaram resultados, graças aos investimentos do rei e de empresários.
Administração colonial
Após a tentativa fracassada de estabelecer as capitanias hereditárias, a coroa portuguesa estabeleceu no Brasil um Governo-Geral como forma de centralizar a administração, tendo mais controle da colônia. As capitanias hereditárias fracassadas foram transformadas em capitanias gerais.
O primeiro governador-geral foi Tomé de Sousa, que recebeu a missão de combater os indígenas rebeldes, aumentar a produção agrícola no Brasil, defender o território e procurar jazidas de ouro e prata.
Também começavam a existir câmaras municipais, órgãos políticos compostos pelos "homens-bons". Estes eram os ricos proprietários que definiam os rumos políticos das vilas e cidades. O povo não podia participar da vida pública nesta fase.
As instituições municipais eram compostas por um alcaide que tinha funções administrativas e judiciais, juizes ordinários, vereadores, almotacés e os homens bons.
As juntas do povo decidiam sobre diversos assuntos da Capitania
A capital do Brasil neste período foi Salvador, pois a região Nordeste era a mais desenvolvida e rica do país.
A economia açucareira
Ver artigo principal: Ciclo da cana-de-açúcar
A base da economia colonial era o engenho de açúcar. O senhor de engenho era um fazendeiro proprietário da unidade de produção de açúcar. Utilizava a mão-de-obra africana escrava e tinha como objetivo principal a venda do açúcar para o mercado europeu. Além do açúcar destacou-se também a produção de tabaco e algodão.
As plantações ocorriam no sistema de plantation, ou seja, eram grandes fazendas produtoras de um único produto, utilizando mão-de-obra escrava e visando o comércio exterior.
O Brasil se tornou o maior produtor de açúcar nos séculos XVI e XVII. As principais regiões açucareiras eram a Bahia, Pernambuco, parte do Rio de Janeiro e São Vicente (São Paulo).
O Pacto Colonial imposto por Portugal estabelecia que o Brasil (Colônia) só podia fazer comércio com a Metrópole, não devendo concorrer com produtos produzidos lá. Logo, o Brasil não podia produzir nada que a Metrópole produzisse.
Desta forma foi estabelecido um monopólio comercial. O monopólio foi de certa forma imposto pelo governo da Inglaterra a Portugal, com o objetivo de garantir mercado aos comerciantes ingleses. Portugal nunca chegou a ter uma indústria significativa e desta forma dependia das manufaturas inglesas. Portugal se beneficiava do monopólio, mas o país era dependente da Inglaterra.
A colônia vendia metais, produtos tropicais e subtropicais a preços baixos, estabelecidos pela metrópole, e comprava dela produtos manufaturados e escravos a preços bem mais altos, garantindo assim o lucro de Portugal em qualquer das transações.
A sociedade colonial
A sociedade no período do açúcar era marcada pela grande diferenciação social. No topo da sociedade, com poderes políticos e econômicos, estavam os senhores de engenho. Abaixo, aparecia uma camada média formada por pessoas livres (feitores, capatazes, padres, militares, comerciantes e artesãos) e funcionários públicos. E na base da sociedade estavam os escravos, de origem africana, tratados como simples mercadorias e responsáveis por quase todo trabalho desenvolvido na colônia.
Era uma sociedade patriarcal, pois o senhor de engenho exercia um grande poder social. As mulheres tinham poucos poderes e nenhuma participação política, deviam apenas cuidar do lar e dos filhos.
A casa-grande era a residência da família do senhor de engenho. Nela moravam, além da família, alguns agregados. O conforto da casa-grande contrastava com a miséria e péssimas condições de higiene das senzalas (habitações dos escravos).mas tambem as escravas amamentavam e cuidavam dos filhos do senhor do engenho.
Alimentação no Brasil colônia
Os portugueses que vieram para o Brasil tiveram que alterar seus hábitos alimentares. O trigo, por exemplo, foi substituído pela farinha de mandioca, o mais importante alimento da colônia. A mandioca, de origem indígena, foi adotada no Brasil por africanos e portugueses, sendo usada para fazer bolos, sopas, beijus ou simplesmente para se comer misturada ao açúcar. Além da farinha, no engenho também se consumiam: carne-seca, milho, rapadura, arroz, feijão e condimentos como pimenta e azeite de dendê. As verduras, as frutas, a manteiga e os queijos eram raros e só entravam na alimentação dos ricos. Mas não faltavam doces, que eram consumidos em grande quantidade, tanto no campo como nas cidades.
Invasões francesas do Brasil
Ver artigo principal: Invasões francesas do Brasil
Os franceses, liderados por Napoleão Bonaparte invadiram Portugal, fazendo com que a Coroa Portuguesa viesse para o Brasil. Quando D. Pedro VI chegou no Brasil nos troxe várias melhorias, causando a revolta do Porto. A revolta na cidade do Porto (Portugal) queria: 1-tirar o poder de D. João VI; 2-transferir o poder para uma assembléia de representantes eleitos pelo povo (corte); 3-escrever regras (uma constituição); 4-anular as medidas de D. João VI em relação ao Brasil.
Invasões holandesas do Brasil
Ver artigo principal: Invasões holandesas do Brasil
Entre os anos de 1630 e 1654, o Nordeste brasileiro foi alvo de ataques e fixação de holandeses. Interessados no comércio de açúcar, os holandeses implantaram um governo no território. Sob o comando de Maurício de Nassau, permaneceram lá até serem expulsos em 1654. Nassau desenvolveu diversos trabalhos em Recife, modernizando a cidade.
Expansão territorial: bandeiras e bandeirantes
Foram os bandeirantes os responsáveis pela ampliação do território brasileiro além do Tratado de Tordesilhas. Os bandeirantes penetravam no território brasileiro, procurando índios para aprisionar e jazidas de ouro e diamantes. Foram os bandeirantes que encontraram as primeiras minas de ouro nas regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Evolução territorial do Brasil Colônia:
1534Capitanias hereditárias
1573Dois estados
1709Expansão além do Tratado de Tordesilhas
1789No momento da Inconfidência Mineira
1822No momento da Independência
O século do ouro: século XVIII
Após a descoberta das primeiras minas de ouro, o rei de Portugal tratou de organizar sua extração. Interessado nesta nova fonte de lucros, já que o comércio de açúcar passava por uma fase de declínio, ele começou a cobrar o quinto. O quinto nada mais era do que um imposto cobrado pela coroa portuguesa e correspondia a 20% (1/5) de todo ouro encontrado na colônia. Este imposto era cobrado nas casas de fundição.
A descoberta de ouro e o início da exploração das minas nas regiões auríferas (Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás) provocaram uma verdadeira "corrida do ouro" para estas regiões. Procurando trabalho na região, desempregados de várias regiões do país partiram em busca do sonho de ficar rico da noite para o dia.
Cidades começaram a surgir e o desenvolvimento urbano e cultural aumentou muito nestas regiões. Foi neste contexto que apareceu um dos mais importantes artistas plásticos do Brasil: o Aleijadinho.
Vários empregos surgiram nestas regiões, diversificando o mercado de trabalho na região aurífera.
Para acompanhar o desenvolvimento da região sudeste, a capital do país foi transferida para o Rio de Janeiro.
Identidade e nacionalidade
Os naturais do Brasil eram portugueses; diferenciavam-se dos ameríndios e dos escravos que não tinham direitos de cidadania. Nesta época o vocábulo "brasileiro" designava apenas o nome dos comerciantes de pau brasil. Só depois da independência do Brasil se pode diferenciar brasileiros e portugueses, visto que é um anacronismo chamar brasileiro a quem morreu português antes da independência. Distinguia-se o cidadão português natural do Brasil dos outros portugueses da metrópole e províncias ultramarinas (português de Angola, português de Macau, português de Goa, etc) designando-o de Português do Brasil, Luso Americano ou pelo nome da cidade de nascimento. A partir do século XVII o termo "reinóis" era usado popularmente no Brasil para designar os portugueses nascidos em Portugal e os distinguir daqueles nascidos no Brasil. Dentro do Brasil podiam-se diferenciar os cidadãos em nível regional, por exemplo os pernambucanos dos baianos, no entanto a nível nacional e a nível internacional eram todos conhecidos como portugueses. Os escravos davam o nome de "mazombo" aos filhos de portugueses nascidos no Brasil, e mais tarde a qualquer europeu.
Revoltas coloniais e conflitos
Em função da exploração exagerada da metrópole, ocorreram várias revoltas e conflitos neste período:
Guerra dos Emboabas: os bandeirantes paulistas queriam exclusividade na exploração do ouro nas minas que encontraram; Entraram em choque com os imigrantes portugueses que estavam explorando o ouro das minas.
Guerra dos Mascates : que se registrou de 1710 a 1711 na então Capitania de Pernambuco.
Guerras Guaraníticas: espanhóis e portugueses (apoiados pelos ingleses) entram em conflito com os índios guaranis catequizados pelos jesuítas, de 1751 a 1758.
Revolta de Felipe dos Santos: ocorrida em Vila Rica, representou a insatisfação dos donos de minas de ouro com a cobrança do quinto e das Casas de Fundição. O líder Felipe dos Santos Freire foi preso e condenado à morte pela coroa portuguesa.
Revolta de Beckman: Ocorreu em fevereiro de 1684, no estado do Maranhão, liderado pelos irmãos Manuel e Tomas Beckman, apenas reivindicando melhorias na administração colonial, o governo português reprimiu violentamente o movimento.
Inconfidência Mineira (1789): liderada por Tiradentes, os inconfidentes mineiros queriam a independência da região de Minas Gerais mais o Rio de Janeiro de Portugal. O movimento foi descoberto pelo rei de Portugal e os líderes condenados.
Conjuração Baiana (1798): Também conhecida como "Revolta dos Alfaiates". Revolta de caráter emancipacionista ocorrida na então Capitania da Bahia. Foi punida duramente pela Coroa de Portugal.
Arte Colonial
Ver artigo principal: Arte Colonial no Brasil
Cronologia do Brasil Colonial
Referências
Fausto, Boris - História do Brasil. 12a edição. São Paulo, SP: EDUSP: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. ISBN 8531402409.
A construção do Brasil. Editora Vera Cruz
1824 - A Primeira Constituição Brasileira Constituição Política do Império do Brasil
Diálogos das Grandezas do Brasil, de Ambrósio Fernandes Brandão(Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa)
Pimenta, João Paulo Garrido. Portugueses, americanos, brasileiros: identidades políticas na críse do Antigo Regime luso-americano. Almanack braziliense, nº03, 2006.
O município no Brasil-Colônia
2) O Tropeirismo no Brasil
A Atividade dos Tropeiros no BrasilPor Claudio Recco*IntroduçãoA palavra "tropeiro" deriva de tropa, numa referência ao conjunto de homens que transportavam gado e mercadoria no Brasil colônia. O termo tem sido usado para designar principalmente o transporte de gado da região do Rio Grande do Sul até os mercados de Minas Gerais, posteriormente São Paulo e Rio de Janeiro, porém há quem use o termo em momentos anteriores davida colonial, como no "ciclo do açúcar" entre os séculos XVI e XVII, quando várias regiões do interior nordestino se dedicaram a criação de animais para comercialização com os senhores de engenho.A MineraçãoNa maioria das obras didáticas, tropeirismo é associado com a procriação e venda de gado, porém essa atividade se iniciou com o desenvolvimento da mineração, entre os séculos XVII e XVIII.A descoberta do ouro e posteriormente de diamantes, foram responsáveis por um grande afluxo populacional para a região das minas gerais, tanto de paulistas, como de portugueses e ainda de escravos. Essa grande corrida em busca do eldorado foi acompanhada por um grave problema, a falta de alimentos e de produtos básicos, responsável por sucessivas crises na primeira década do século 18, onde a falta de gêneros agrícolas resultou em grande mortalidade.Estas crises de fome afligiram a zona mineradora por longos períodos, quando se chegou inclusive a interromper os trabalhos extrativistas para a produção de alimentos. Tais crises de fome, foram muito fortes nos anos de 1697-1698, 1700-1701 e em 1713.De fato, aqueles que migraram para a região mineradora sonhavam com a riqueza mineral e poucos se dispunham a trabalhar a terra, sendo que tal situação fez com que florescesse um comércio interligando o porto do Rio de Janeiro ao interior. Tanto os produtos manufaturados que chegavam de Portugal, quanto os gêneros agrícolas, eram transportados no lombo de animais para a população das minas gerais, pois mais de 90% do consumo de necessidades dos mineiros a Capitania opulenta não produzia. Não achavam razoável deslocar um escravo para a agricultura, quando esse mesmo escravo, empunhando a bateia, dava lucro cem vezes maior ao seu senhor. Dai a importância das tropas na movimentação da produção desde os primeiros dias da conquista.O crescimento das cidades e a formação de uma elite na região mineradora aumentaram a necessidade de animais, tanto para as atividades locais, como para o transporte de carga, cada vez maior, em direção ao Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo a riqueza gerada pela mineração foi responsável por estimular uma série se atividades paralelas, urbanas, reforçando ainda mais a atividade dos tropeiros, que transportavam os mais variados produtos e ainda cumpriam o papel de mensageiros.A Região Sul e o GadoÉ difícil falar em sul do Brasil, pois na verdade, quando do início do período da mineração, a América era ainda dividida peloTratado de Tordesilhas e, teoricamente, a região onde encontramos o atual estado do Rio Grande do Sul pertencia à Espanha. Não é à toa que nesta região as atividades econômicas se assemelham às da Argentina, Paraguai e Uruguai (na verdade, Vice Reino do Prata). Se por um lado as condições geográficas e climáticas estimularam essa atividade, por outro é necessário lembrar que a criação de gado na região platina se iniciou para abastecer as minas de prata do interior do Peru, tanto no sentido de transportar para o interior os produtos provenientes da Espanha, como no sentido inverso, trazer das minas a prata, que era embarcada em navios nos rios da Bacia do Prata e no porto de Buenos Aires.Foi essa atividade dinâmica na Bacia do Prata que estimulou o governo português a intervir na região. Mesmo antes da assinatura do Tratado de Madri, em 1750, Portugal atuava no sentido de incorporar a região a seus domínios, interessado em participar do comércio local. Isso explica a fundação da Colônia do Sacramento em 1680 e o estímulo dado à ocupação das terras gaúchas.No entanto podemos dizer que ao longo do século XVI e início do XVII, o Rio Grande do Sul era "terra de ninguém", habitada principalmente por índios guaranis e por onde passavam eventualmente alguns bandeirantes em busca de índios para apresar e escravizar. Esse quadro foi modificado com a chegada de padres jesuítas que, no início do século XVII, na região formada pelos atuais estados do Rio Grande do Sul e Paraná, e pela Argentina e Paraguai, fundaram as Missões jesuíticas. Nelas se reuniam, em torno de pequenos grupos de religiosos, grandes levas de índios guaranis convertidos.O crescimento das missões determinou a introdução da atividade pecuarista, de forma extensiva, geralmente com o gado solto nas pradarias, com o objetivo de alimentar os índios. Dessa maneira a região passou a oferecer dois atrativos para os forasteiros: o índio que seria escravizado e o gado. Várias expedições de bandeirantes paulistas atacaram a região - destaca-se a expedição comandada por Antonio Raposo Tavares - até 1640A ação dos bandeirantes e os conflitos fronteiriços entre Portugal e Espanha fizeram com que os jesuítas transferissem as reduções para a região noroeste do Rio Grande, onde fundaram os Sete Povos das Missões, que funcionavam de forma independente dos governos europeus metropolitanos e não se preocuparam em respeitar as decisões adotadas a partir de 1750. Essa situação motivou a repressão às Missões. Apesar da resistência por parte de padres e índios, as Missões foram desmanteladas, mas deixaram um legado que, por muito tempo, seria a base da economia gaúcha: os grandes rebanhos de bovinos e cavalos, criados soltos pelas pradarias.Dessa maneira pode-se afirmar que a influência espanhola se fez sentir no Rio Grande do Sul desde a sua formação. Pode-se mesmo falar que, sem a participação espanhola, a pecuária - que seria a base da economia gaúcha durante o século XIX e início do XX - não existiria com a importância que tem. Não poderia ser de outra forma. Afinal, o Rio Grande representou a principal zona de contato - e conflito - com os vizinhos espanhóis.Os TropeirosNos Séculos XVII e XVIII, os tropeiros eram partes da vida da zona rural e cidades pequenas dentro do sul do Brasil. Vestidos como gaúchos com chapéus, ponchos, e botas, os tropeiros dirigiram rebanhos de gado e levaram bens por esta região para São Paulo, comercializados na feira de Sorocaba. De São Paulo, os animais e mercadorias foram para os estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.Em direção às minas, o transporte feito no lombo de animais foi fundamental devido aos acidentes geográficos da região, que dificultavam o transporte. Já para as regiões de Goiás e Mato Grosso, a maioria dos produtos eram transportados através dos rios, nas chamadas monções.É difícil definir os homens que se dedicavam a esta atividade. Muitos homens de origem paulista, vicentina, ou seus descendentes, se tornaram tropeiros, assim como muitos homens de origem portuguesa.O fato de a Capitania de São Vicente ter prosperado de forma limitada, obrigou muitos de seus habitantes a subirem a serra e a se fixarem no planalto. Assim surgiu a vila de São Paulo, formada por uma camada pobre, que abandonara o litoral. A economia precária baseada numa agricultura de subsistência determinou a necessidade de atividades complementares, originando o bandeirismo, porém nem todo homem paulista tornou-se bandeirante. Muitos que inicialmente se dedicaram ao apresamento indígena, se fixaram em terras no sul e, com o passar do tempo, foram se integrando ao pequeno comércio, praticado no lombo de mulas.Contando com uma população composta por homens de origem vicentina e portuguesa, a vila de Laguna era o ponto extremo do litoral brasileiro e dela partiram muitas famílias para outras áreas do interior do sul, também preocupadas com o apresamento indígena num primeiro momento, e que tomaram contato com a criação de gado, praticada nas missões jesuíticas.A própria história do Rio Grande do Sul deu origem a elementos que se dedicariam ao tropeirismo. A necessidade de povoar a região, segundo interesses dos portugueses, fez com que o governo real facilitasse o acesso à terra e garantisse um elevado grau de liberdade e autonomia para a região, fato que, teve como uma de suas conseqüências o predomínio da grande propriedade no século 17, que beneficiava poucas famílias e marginalizava grande parte do sociedade que ali se formava.O tropeiro iniciava-se na profissão por volta dos 10 anos, acompanhando o pai, que era o negociante (compra e venda de animais) o condutor da tropa. Usava chapelão de feltro cinza ou marrom, de abas viradas, camisa de cor similar ao chapéu de pano forte, manta ou beata com uma abertura no centro, jogada sobre o ombro, botas de couro flexível que chegavam até o meio da coxa para proteger-se nos terrenos alagados e matas.No Rio Grande, a cidade de Viamão tornou-se um dos principais centros de comércio e formação de tropas que tinham como destino os mercados de São Paulo. Porém de outas regiões do sul partiam as tropas, quase sempre com o mesmo destino. Nesses trajetos, os tropeiros procuravam seguir o curso dos rios ou atravessar as áreas mais abertas, os "campos gerais" e mesmo conhecendo os caminhos mais seguros, o trajeto envolvia várias semanas. Ao final de cada dia era acesso o fogo, para depois construir uma tenda com os couros que serviam para cobrir a carga dos animais, reservando alguns para colocar no chão, onde dormiam envoltos em seu manto. Chamava-se "encosto" o pouso em pasto aberto e "rancho" quando já havia um abrigo construído. Ao longo do tempo os principais pousos se transformaram em povoações e vilas. É interessante notar que dezenas de cidades do interior na região sul do Brasil e mesmo em São Paulo, atribuem sua origem a atividade dos tropeiros.A alimentação dos tropeiros era constituída por toucinho, feijão preto, farinha, pimenta-do-reino, café, fubá e coité (um molho de vinagre com fruto cáustico espremido). Nos pousos comiam feijão quase sem molho com pedaços de carne de sol e toucinho (feijão tropeiro) que era servido com farofa e couve picada. Bebidas alcoólicas só eram permitidas em ocasiões especiais: quando nos dias muitos frios tomavam um pouco de cachaça para evitar constipação e como remédio para picada de insetos.O tropeiro montava um cavalo que possuía sacola para guardar a capa, a sela apetrechada, suspendia-se em pesados estribos e enfeitava a crina com fitas. Chamavam "madrinha" o cavalo ou mula já envelhecida e bastante conhecida dos outros animais para poder atraídos era a cabeça da tropa e abria o percurso, com a fila de cargueiros à sua retaguarda; "malotagem" eram os apetrechos e arreios necessários de cada animal e acondicionamento da carga e "broaca" os bolsões de couro que eram colocados sobre a cangalha e serviam para guardar a mercadoria.Em torno dessa atividade primitiva nasceram e viveram com largueza várias profissões e indústrias organizadas, como a de "rancheiro", proprietários de "rancho" ou alojamento em que pousavam as tropas. Geralmente não era retribuída a hospedagem, cobrando o seu proprietário apenas o milho e o pasto consumidos pelos animais, porque as tropas conduziam cozinhas próprias. A profissão de ferrador também foi criada pelas necessidades desse fenômeno econômico-social, consistindo ela em pregar as ferraduras nos animais das tropas e acumulando geralmente a profissão de aveitar ou veterinário. A incumbência de domar os animais ainda chucros era também uma decorrência do regime de transportes e chamavam-se "paulistas", porque conduziam ao destino os animais adquiridos em Sorocaba.No norte de Minas "paulista", "peão" e "amontador" eram sinônimos, mas tinham significação específica. Assim é que "paulista" era o indivíduo que amansava as bestas à maneira dos peões de São Paulo. Peão era todo amansador de eqüinos e muares à moda do sertão, e amontador era apenas o que montava animais bravios para efeito de quebrar-lhes o ardor. Depois é que vinha o "acertador", homem hábil e paciente, que ensinava as andaduras ao animal e educava-lhe a boca ao contato do freio. É a mais nobre de todas.ConclusãoPercebemos a importância da atividade dos tropeiros de diferentes maneiras: o abastecimento da região mineradora e outras, sem os quais a exploração das jazidas seria impossível; a ocupação da região interior do Brasil, contribuindo para consolidar o domínio português, ao mesmo tempo em que fundaram diversas vilas e cidades. O comércio de animais foi fator determinante para integrar efetivamente o sul ao restante do Brasil, apesar das diferenças culturais entre as regiões da colônia, os interesses mercantis foram responsáveis por essa fusão e indiretamente, pela prosperidade tanto da grande propriedade estancieira gaúcha, como de pequenas propriedades familiares, em regiões onde predominaram populações de origem européia e que abasteciam de alimentos as fazendas pecuaristas.*
O Professor Claudio Barbosa Recco é coordenador do HISTORIANET.IMAGENShttp://www.asminasgerais.com.br/
3)Caminho das Tropas
Monumento aos Tropeiros (Poty Lazzarotto), Lapa (PR), Brasil.
O chamado Caminho das Tropas ou Estrada das Tropas foi uma antiga via terrestre de acesso ao Rio Grande do Sul, à época do Brasil Colônia.
Índice
1 História
2 As principais trilhas
3 O impulso povoador
4 Ver também
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História
Ao longo do século XVIII, a economia colonial crescia, e com ela, a necessidade de abastecer os centros urbanos que floresciam, sobretudo nas Minas Gerais. Os arraiais que se formavam em torno das novas jazidas necessitavam ser abastecidos por gêneros, transportados no lombo de mulas, únicos animais que conseguiam resistir com carga a percorrer grandes distâncias por caminhos muitas vezes impraticáveis. Aos grupos de animais reunidos para esse fim dava-se o nome de "tropas" e aos seus condutores, o de "tropeiros".
Em Sorocaba, no interior de São Paulo aconteciam grandes feiras durante todo o ano, ali sendo comerciados animais e gêneros para os garimpeiros e exploradores. Os comerciantes deslocavam-se entre o Rio Grande do Sul e São Paulo, transportando bois, cavalos, mulas e gêneros regionais.
As principais trilhas
Os tropeiros seguiam por antigos caminhos indígenas e outros, abertos pelas tropas de mulas e pelas boiadas.
Essas trilhas de e para o Sul eram chamadas genericamente de Caminho das Tropas, e compunham-se por três vias principais:
o Caminho do Viamão, também designado como "Estrada Real", a mais utilizada, partia de Viamão, atravessava os campos de Vacaria, Lages, Curitibanos, Papanduva, Rio Negro, Campo do Tenente, Lapa, Palmeira, Ponta Grossa, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaiva, Itararé, alcançando Sorocaba.
o Caminho das Missões, partia dos campos de São Borja, seguia por Santo Ângelo, Palmeira das Missões, Rodeio, Chapecó, Xanxerê, Palmas, onde se bifurcava por União da Vitória e Palmeira, e por Guarapuava, Imbituva e Ponta Grossa.
o Caminho da Vacaria, que interligava Cruz Alta a Vacaria no Caminho do Viamão, passando por Passo Fundo e Lagoa Vermelha.
O impulso povoador
A necessidade de paradas, por vezes longas para esperar que as chuvas estiassem e o nível das águas dos rios baixasse, exigia pernoites e alimentação aos tropeiros, assim como pastos para alimentar os animais, fazendo com que famílias fossem se estabelecendo, dedicadas ao cultivo e comércio para atender aos viajantes, fazendo nascer assim pequenas povoações.
Com o passar das décadas e o aumento do movimento nas trilhas esses núcleos desenvolveram-se, possibilitando a gradativa integração das economias regionais. Muitos desses núcleos transformaram-se em grandes cidades, como se verifica hoje ao longo desses antigos caminhos.
Caminho da Bahia
Caminhos do mar de São Paulo
Estrada Real
Registro de Viamão
Sinfonia Tropeira
4)Tropeiro
Tropeiro é a designação dada aos condutores de tropas, assim designadas as comitivas de muares, e cavalos entre as regiões de produção e os centros consumidores, a partir do século XVII no Brasil pelos Bandeirantes. Mais ao sul do Brasil, também são conhecidos como carreteiros, pelas carretas com as quais trabalhavam.
Num sentido mais amplo também designa o comerciante que comprava tropas de animais para revendê-las, e mesmo o "tropeiro de bestas" que usava os animais, para além de vendê-los, transportar outros gêneros para o comércio nas várias vilas e cidades pelas quais passava.
Além de seu importante papel na economia, o tropeiro teve importância cultural relevante como veiculador de idéias e notícias entre as aldeias e comunidades distantes entre sí, numa época em que não existiam estradas no Brasil.
Um dos marcos iniciais do tropeirismo foi quando a Coroa Portuguesa instalou em 1695 na Vila de Taubaté, a Casa de Fundição de Taubaté, também chamada de Oficina Real dos Quintos. A partir de então, todo o ouro extraído das Minas gerais deveria ser levado a esta Vila e de lá seguia para o porto de Parati, de onde era encaminhado para o reino, via cidade do Rio de Janeiro.
Ao longo das rotas pelas quais se deslocavam, ajudaram a fazer brotar várias das atuais cidades do Brasil. As cidades de Taubaté, Sorocaba, Viamão, Santana do Parnaíba, Cruz Alta e São Vicente são algumas das pioneiras que se destacaram pela atividade de seus tropeiros.
Comércio
Antes das estradas de ferro, e muito antes dos caminhões, o comércio de mercadorias era feito por tropeiros, nas regiões onde não havia alternativas de navegação marítima ou fluvial para sua distribuição. As regiões interioranas, distantes do litoral, dependeram durante muito tempo desse meio de transporte por mulas. Desde fins do século XVII, as lavras mineiras, por exemplo, exigiram a formação de grupos de mercadores no comércio interiorano. Inicialmente chamados de homens do caminho, tratantes ou viandantes, os tropeiros passaram a ser fundamentais no comércio de escravos, alimentos e ferramentas dos mineiros.
Longe de serem comerciantes especializados, os tropeiros compravam e vendiam de tudo um pouco: escravos, ferramentas, vestimentas etc. A existência do tropeirismo estava intimamente relacionada ao ir-e-vir pelos caminhos e estradas, com destaque para a Estrada real - via pela qual o ouro mineiro chegou ao porto do Rio de Janeiro e seguiu para Portugal.
O constante movimento, o ir-e-vir das tropas, não só viabilizou o comércio como também se tornou elemento chave na reprodução econômica do tropeirismo. [1]
Caminho das Tropas
Feira de Muares
Sinfonia Tropeira
Fundação Nacional do Tropeirismo - Silveiras
Centro de Estudos do Tropeirismo em Sorocaba
O Tropeirismo em Taubaté
Museu do Tropeiro - Castro/PR
Site rotadostropeiros Informações turísticas e históricas.
Referências
↑ Revista História Viva - Temas Brasileiros - Estrada Real . Edição especial temática nº 4. Editora Duetto. Brasil (2006)
Monumento aos Tropeiros" Poty Lazzarotto - Lapa Paraná
5)Registro de Viamão
O Registro de Viamão localizava-se na margem esquerda do rio dos Sinos, na altura da sua confluência com a margem direita do arroio da Guarda, na localidade de Guarda Velha, atual município de Santo Antônio da Patrulha, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
1 História
2 Bibliografia
3 Ver também
4 Ligações externas
//
História
Esta estrutura iniciou-se como uma simples "guarda", entre outras dispostas ao longo da Estrada de Tropas, antigo caminho que ligava a localidade de Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul, a Sorocaba, no interior de São Paulo. Essa Guarda foi instalada entre o segundo semestre de 1737 e o primeiro de 1738, tendo sido guarnecida, na ocasião, por um tenente, um sargento, vinte soldados de dragões e oitenta cavalos. Suas funções iniciais eram as de simples registro de pessoas e de animais que por aquele caminho transitavam, bem como a prisão de desertores.
A partir de fins de 1739, iniciou-se a cobrança de uma taxa de 1$000 réis por cada animal - principalmente cavalar e muar -, em trânsito com direção a São Paulo. A pesquisa (JACOBUS, 1996) aponta que, mais tarde (6 de Novembro de 1751), os direitos de cobrança de taxas aos tropeiros no Registro de Viamão, são arrematados em Lisboa, pelo prazo de três anos, por 3:630$000 réis anuais. A cobrança se iniciou a partir de 1 de Outubro de 1752, momento que a antiga guarda se teria transformado em Registro.
As instalações do Registro compreendiam uma cerca atravessando a estrada, tendo em seu centro uma porteira fechada com chave, três ranchos - o do Registro, o do Corpo da Guarda e um para depósito de couros -, e três currais - um para os cavalos da guarda, um para descanso dos animais em trânsito, e um para apreensão dos animais conduzidos indevidamente.
Entre as funções do provedor do Registro (seu administrador), encontravam-se as de:
mandar prender tropeiros e animais que fossem encontrados em picadas fora da estrada do Registro;
impedir a entrada, no território do Rio Grande, de desertores, de devedores da Fazenda Real, e de casais, mandando-os presos para Viamão;
impedir que burros, burras e éguas, subissem a serra, para evitar a diminuição das crias da província do Rio Grande;
impedir a ida de mulas oriundas da região platina, o que caracterizava o seu contrabando;
encarregar-se da manutenção dos cavalos dos soldados da guarda do Registro;
solicitar ao almoxarifado da Aldeia dos Anjos tudo o que fosse necessário para municiar os soldados da guarda;
examinar o que passasse pela porteira do Registro, que ele deveria abrir com chave; e
cobrar as taxas devidas aos tropeiros.
As funções dos soldados da guarda eram as de patrulhar toda a região a cavalo em suporte às funções do Provedor, bem como acompanhá-lo enquanto procedia à cobrança das taxas.
Entre Junho de 1738 e Agosto de 1753 foram identificados dois tenentes no comando da guarda do Registro: Francisco Barreto Pereira Pinto (AHRGS, 1977, 123 apud JACOBUS, 1996) e Francisco Pinto Bandeira (NEIS, 1975a, 76 apud JACOBUS, 1996).
A importância do Registro cresceu ao longo da segunda metade do século XVIII até ser desativado no início do século XIX, o que é comprovado pelo aumento dos valores da arrematação dos contratos, iniciados no período de 1752-1754 com 3:630$000 réis anuais, como acima, até atingirem 31:100$000 réis por ano para o período de 1806-1808, arrematado em 19 de Dezembro de 1805 na Junta de Fazenda Real em Porto Alegre (AHRGS, F1182, 107-115 apud JACOBUS, 1996). A importância do comércio de gado cavalar e muar na região, bem como o volume de movimento no Registro de Viamão, contribuíram para a fixação de população, principalmente estancieiros, na região que compreendia o nordeste do atual estado e a atual região metropolitana de Porto Alegre.
Tudo leva a crer que o Registro tenha sido desativado no segundo semestre de 1808. Uma ordem régia de 23 de Junho de 1808 instruiu o governador do Rio Grande, Paulo José da Silva Gama, a que, com o auxílio de um engenheiro e de tropeiros conhecedores da região, transferissem o Registro de Santa Vitória e indicassem qual a melhor estrada para enviar tropas da região de Rio Pardo para a de São Paulo. Em 14 de Dezembro de 1808 foi arrematado pela primeira vez o "(...) passo de Santo Antônio da Patrulha (...)", para o triênio 1809-1811, pelo valor de 60$ [60:000$000?] réis/ano (AHRGS, F1182 155-156 apud JACOBUS, 1996), cessando as informações sobre o Registro de Viamão.
Para a extinção do Registro contribuiu o progressivo abandono da Estrada pelos tropeiros, de vez que os estancieiros do litoral e dos Campos de Viamão passaram a se interessar pela criação de gado bovino, para alimentar a indústria de charque, em expansão. Com isso, o gado cavalar e muar passou a ser obtido pelos tropeiros mais a oeste, onde se abriu o Caminho Novo da Vacaria, atingindo a região das Missões.
O sítio arqueológico formado a partir do abandono do local onde existiu o Registro de Viamão foi objeto de duas intervenções de pesquisa arqueológica, uma em Novembro de 1965 sob a coordenação do Programa Nacional de Pesquisas Arqueológicas (PRONAPA), e outra, em Janeiro de 1995, pelo Projeto Arqueológico de Santo Antônio da Patrulha (PASAP), ambos prepostos do Museu de Arqueologia do Rio Grande do Sul (MARSUL) (JACOBUS, 1996).
Bibliografia
BARRETO, Aníbal (Cel.). Fortificações no Brasil (Resumo Histórico). Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1958. 368 p.
GARRIDO, Carlos Miguez. Fortificações do Brasil. Separata do Vol. III dos Subsídios para a História Marítima do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Naval, 1940.
SOUSA, Augusto Fausto de. Fortificações no Brazil. RIHGB. Rio de Janeiro: Tomo XLVIII, Parte II, 1885. p. 5-140.
Lista de fortificações do Brasil
Iphan
Projeto Fortalezas Multimídia
Fundação Cultural Exército Brasileiro
6)Museu dos Campos Gerais
O Museu Campos Gerais é um museu brasileiro da cidade de Ponta Grossa, no estado do Paraná.
O acervo do Museu Campos Gerais contém de antigos objetos do cotidiano e animais empalhados à material ligado a 2a Guerra Mundial.
O espaço é administrado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Em 2003, toda a estrutura do órgão foi transferida para outro imóvel, em parceria com o Banco Itaú, que cedeu o uso do prédio devido as condições deterioradas de conservação do antigo edíficio construído na década de 1920. Em 2009, o museu deve retornar ao seu primeiro endereço, o antigo fórum da cidade.
Página do Museu Campos Gerais
Dados e fotos - Agência Pública do Gov. do Paraná
3)Caminho das Tropas
Monumento aos Tropeiros (Poty Lazzarotto), Lapa (PR), Brasil.
O chamado Caminho das Tropas ou Estrada das Tropas foi uma antiga via terrestre de acesso ao Rio Grande do Sul, à época do Brasil Colônia.
Índice
1 História
2 As principais trilhas
3 O impulso povoador
4 Ver também
//
História
Ao longo do século XVIII, a economia colonial crescia, e com ela, a necessidade de abastecer os centros urbanos que floresciam, sobretudo nas Minas Gerais. Os arraiais que se formavam em torno das novas jazidas necessitavam ser abastecidos por gêneros, transportados no lombo de mulas, únicos animais que conseguiam resistir com carga a percorrer grandes distâncias por caminhos muitas vezes impraticáveis. Aos grupos de animais reunidos para esse fim dava-se o nome de "tropas" e aos seus condutores, o de "tropeiros".
Em Sorocaba, no interior de São Paulo aconteciam grandes feiras durante todo o ano, ali sendo comerciados animais e gêneros para os garimpeiros e exploradores. Os comerciantes deslocavam-se entre o Rio Grande do Sul e São Paulo, transportando bois, cavalos, mulas e gêneros regionais.
As principais trilhas
Os tropeiros seguiam por antigos caminhos indígenas e outros, abertos pelas tropas de mulas e pelas boiadas.
Essas trilhas de e para o Sul eram chamadas genericamente de Caminho das Tropas, e compunham-se por três vias principais:
o Caminho do Viamão, também designado como "Estrada Real", a mais utilizada, partia de Viamão, atravessava os campos de Vacaria, Lages, Curitibanos, Papanduva, Rio Negro, Campo do Tenente, Lapa, Palmeira, Ponta Grossa, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaiva, Itararé, alcançando Sorocaba.
o Caminho das Missões, partia dos campos de São Borja, seguia por Santo Ângelo, Palmeira das Missões, Rodeio, Chapecó, Xanxerê, Palmas, onde se bifurcava por União da Vitória e Palmeira, e por Guarapuava, Imbituva e Ponta Grossa.
o Caminho da Vacaria, que interligava Cruz Alta a Vacaria no Caminho do Viamão, passando por Passo Fundo e Lagoa Vermelha.
O impulso povoador
A necessidade de paradas, por vezes longas para esperar que as chuvas estiassem e o nível das águas dos rios baixasse, exigia pernoites e alimentação aos tropeiros, assim como pastos para alimentar os animais, fazendo com que famílias fossem se estabelecendo, dedicadas ao cultivo e comércio para atender aos viajantes, fazendo nascer assim pequenas povoações.
Com o passar das décadas e o aumento do movimento nas trilhas esses núcleos desenvolveram-se, possibilitando a gradativa integração das economias regionais. Muitos desses núcleos transformaram-se em grandes cidades, como se verifica hoje ao longo desses antigos caminhos.
Caminho da Bahia
Caminhos do mar de São Paulo
Estrada Real
Registro de Viamão
Sinfonia Tropeira
4)Tropeiro
Tropeiro é a designação dada aos condutores de tropas, assim designadas as comitivas de muares, e cavalos entre as regiões de produção e os centros consumidores, a partir do século XVII no Brasil pelos Bandeirantes. Mais ao sul do Brasil, também são conhecidos como carreteiros, pelas carretas com as quais trabalhavam.
Num sentido mais amplo também designa o comerciante que comprava tropas de animais para revendê-las, e mesmo o "tropeiro de bestas" que usava os animais, para além de vendê-los, transportar outros gêneros para o comércio nas várias vilas e cidades pelas quais passava.
Além de seu importante papel na economia, o tropeiro teve importância cultural relevante como veiculador de idéias e notícias entre as aldeias e comunidades distantes entre sí, numa época em que não existiam estradas no Brasil.
Um dos marcos iniciais do tropeirismo foi quando a Coroa Portuguesa instalou em 1695 na Vila de Taubaté, a Casa de Fundição de Taubaté, também chamada de Oficina Real dos Quintos. A partir de então, todo o ouro extraído das Minas gerais deveria ser levado a esta Vila e de lá seguia para o porto de Parati, de onde era encaminhado para o reino, via cidade do Rio de Janeiro.
Ao longo das rotas pelas quais se deslocavam, ajudaram a fazer brotar várias das atuais cidades do Brasil. As cidades de Taubaté, Sorocaba, Viamão, Santana do Parnaíba, Cruz Alta e São Vicente são algumas das pioneiras que se destacaram pela atividade de seus tropeiros.
Comércio
Antes das estradas de ferro, e muito antes dos caminhões, o comércio de mercadorias era feito por tropeiros, nas regiões onde não havia alternativas de navegação marítima ou fluvial para sua distribuição. As regiões interioranas, distantes do litoral, dependeram durante muito tempo desse meio de transporte por mulas. Desde fins do século XVII, as lavras mineiras, por exemplo, exigiram a formação de grupos de mercadores no comércio interiorano. Inicialmente chamados de homens do caminho, tratantes ou viandantes, os tropeiros passaram a ser fundamentais no comércio de escravos, alimentos e ferramentas dos mineiros.
Longe de serem comerciantes especializados, os tropeiros compravam e vendiam de tudo um pouco: escravos, ferramentas, vestimentas etc. A existência do tropeirismo estava intimamente relacionada ao ir-e-vir pelos caminhos e estradas, com destaque para a Estrada real - via pela qual o ouro mineiro chegou ao porto do Rio de Janeiro e seguiu para Portugal.
O constante movimento, o ir-e-vir das tropas, não só viabilizou o comércio como também se tornou elemento chave na reprodução econômica do tropeirismo. [1]
Caminho das Tropas
Feira de Muares
Sinfonia Tropeira
Fundação Nacional do Tropeirismo - Silveiras
Centro de Estudos do Tropeirismo em Sorocaba
O Tropeirismo em Taubaté
Museu do Tropeiro - Castro/PR
Site rotadostropeiros Informações turísticas e históricas.
Referências
↑ Revista História Viva - Temas Brasileiros - Estrada Real . Edição especial temática nº 4. Editora Duetto. Brasil (2006)
Monumento aos Tropeiros" Poty Lazzarotto - Lapa Paraná
5)Registro de Viamão
O Registro de Viamão localizava-se na margem esquerda do rio dos Sinos, na altura da sua confluência com a margem direita do arroio da Guarda, na localidade de Guarda Velha, atual município de Santo Antônio da Patrulha, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
1 História
2 Bibliografia
3 Ver também
4 Ligações externas
//
História
Esta estrutura iniciou-se como uma simples "guarda", entre outras dispostas ao longo da Estrada de Tropas, antigo caminho que ligava a localidade de Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul, a Sorocaba, no interior de São Paulo. Essa Guarda foi instalada entre o segundo semestre de 1737 e o primeiro de 1738, tendo sido guarnecida, na ocasião, por um tenente, um sargento, vinte soldados de dragões e oitenta cavalos. Suas funções iniciais eram as de simples registro de pessoas e de animais que por aquele caminho transitavam, bem como a prisão de desertores.
A partir de fins de 1739, iniciou-se a cobrança de uma taxa de 1$000 réis por cada animal - principalmente cavalar e muar -, em trânsito com direção a São Paulo. A pesquisa (JACOBUS, 1996) aponta que, mais tarde (6 de Novembro de 1751), os direitos de cobrança de taxas aos tropeiros no Registro de Viamão, são arrematados em Lisboa, pelo prazo de três anos, por 3:630$000 réis anuais. A cobrança se iniciou a partir de 1 de Outubro de 1752, momento que a antiga guarda se teria transformado em Registro.
As instalações do Registro compreendiam uma cerca atravessando a estrada, tendo em seu centro uma porteira fechada com chave, três ranchos - o do Registro, o do Corpo da Guarda e um para depósito de couros -, e três currais - um para os cavalos da guarda, um para descanso dos animais em trânsito, e um para apreensão dos animais conduzidos indevidamente.
Entre as funções do provedor do Registro (seu administrador), encontravam-se as de:
mandar prender tropeiros e animais que fossem encontrados em picadas fora da estrada do Registro;
impedir a entrada, no território do Rio Grande, de desertores, de devedores da Fazenda Real, e de casais, mandando-os presos para Viamão;
impedir que burros, burras e éguas, subissem a serra, para evitar a diminuição das crias da província do Rio Grande;
impedir a ida de mulas oriundas da região platina, o que caracterizava o seu contrabando;
encarregar-se da manutenção dos cavalos dos soldados da guarda do Registro;
solicitar ao almoxarifado da Aldeia dos Anjos tudo o que fosse necessário para municiar os soldados da guarda;
examinar o que passasse pela porteira do Registro, que ele deveria abrir com chave; e
cobrar as taxas devidas aos tropeiros.
As funções dos soldados da guarda eram as de patrulhar toda a região a cavalo em suporte às funções do Provedor, bem como acompanhá-lo enquanto procedia à cobrança das taxas.
Entre Junho de 1738 e Agosto de 1753 foram identificados dois tenentes no comando da guarda do Registro: Francisco Barreto Pereira Pinto (AHRGS, 1977, 123 apud JACOBUS, 1996) e Francisco Pinto Bandeira (NEIS, 1975a, 76 apud JACOBUS, 1996).
A importância do Registro cresceu ao longo da segunda metade do século XVIII até ser desativado no início do século XIX, o que é comprovado pelo aumento dos valores da arrematação dos contratos, iniciados no período de 1752-1754 com 3:630$000 réis anuais, como acima, até atingirem 31:100$000 réis por ano para o período de 1806-1808, arrematado em 19 de Dezembro de 1805 na Junta de Fazenda Real em Porto Alegre (AHRGS, F1182, 107-115 apud JACOBUS, 1996). A importância do comércio de gado cavalar e muar na região, bem como o volume de movimento no Registro de Viamão, contribuíram para a fixação de população, principalmente estancieiros, na região que compreendia o nordeste do atual estado e a atual região metropolitana de Porto Alegre.
Tudo leva a crer que o Registro tenha sido desativado no segundo semestre de 1808. Uma ordem régia de 23 de Junho de 1808 instruiu o governador do Rio Grande, Paulo José da Silva Gama, a que, com o auxílio de um engenheiro e de tropeiros conhecedores da região, transferissem o Registro de Santa Vitória e indicassem qual a melhor estrada para enviar tropas da região de Rio Pardo para a de São Paulo. Em 14 de Dezembro de 1808 foi arrematado pela primeira vez o "(...) passo de Santo Antônio da Patrulha (...)", para o triênio 1809-1811, pelo valor de 60$ [60:000$000?] réis/ano (AHRGS, F1182 155-156 apud JACOBUS, 1996), cessando as informações sobre o Registro de Viamão.
Para a extinção do Registro contribuiu o progressivo abandono da Estrada pelos tropeiros, de vez que os estancieiros do litoral e dos Campos de Viamão passaram a se interessar pela criação de gado bovino, para alimentar a indústria de charque, em expansão. Com isso, o gado cavalar e muar passou a ser obtido pelos tropeiros mais a oeste, onde se abriu o Caminho Novo da Vacaria, atingindo a região das Missões.
O sítio arqueológico formado a partir do abandono do local onde existiu o Registro de Viamão foi objeto de duas intervenções de pesquisa arqueológica, uma em Novembro de 1965 sob a coordenação do Programa Nacional de Pesquisas Arqueológicas (PRONAPA), e outra, em Janeiro de 1995, pelo Projeto Arqueológico de Santo Antônio da Patrulha (PASAP), ambos prepostos do Museu de Arqueologia do Rio Grande do Sul (MARSUL) (JACOBUS, 1996).
Bibliografia
BARRETO, Aníbal (Cel.). Fortificações no Brasil (Resumo Histórico). Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1958. 368 p.
GARRIDO, Carlos Miguez. Fortificações do Brasil. Separata do Vol. III dos Subsídios para a História Marítima do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Naval, 1940.
SOUSA, Augusto Fausto de. Fortificações no Brazil. RIHGB. Rio de Janeiro: Tomo XLVIII, Parte II, 1885. p. 5-140.
Lista de fortificações do Brasil
Iphan
Projeto Fortalezas Multimídia
Fundação Cultural Exército Brasileiro
6)Museu dos Campos Gerais
O Museu Campos Gerais é um museu brasileiro da cidade de Ponta Grossa, no estado do Paraná.
O acervo do Museu Campos Gerais contém de antigos objetos do cotidiano e animais empalhados à material ligado a 2a Guerra Mundial.
O espaço é administrado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Em 2003, toda a estrutura do órgão foi transferida para outro imóvel, em parceria com o Banco Itaú, que cedeu o uso do prédio devido as condições deterioradas de conservação do antigo edíficio construído na década de 1920. Em 2009, o museu deve retornar ao seu primeiro endereço, o antigo fórum da cidade.
Página do Museu Campos Gerais
Dados e fotos - Agência Pública do Gov. do Paraná
Fábio andre chedid silvestre
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